Skip directly to content

Agrinho 2019: Inscrições para o Concurso Agrinho começam na segunda-feira

05/08/2019 - 15:00
O recado vai para as 472 escolas da rede pública de Mato Grosso do Sul, os mais de 6 mil professores e 160 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, que participam do maior programa de responsabilidade social do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Na segunda-feira (05), começam as inscrições do Concurso Agrinho 2019. Este ano o tema é “A Tecnologia do Campo Conectada com a Cidade“.
“A cada ano o Agrinho amplia o seu alcance. Vai além das escolas onde as atividades acontecem, percorre a zona rural, as cidades, envolve os familiares dos alunos, contribui com o conhecimento dos professores e o comprometimento da comunidade escolar. O percurso permite que os conceitos propostos pelo programa elevem o nível de conhecimento de todos os envolvidos sobre a importância do agro e participação de todos neste setor”, explica o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito. 
O concurso é organizado em quatro categorias: Desenho e Redação, que variam conforme o ano escolar, e Experiência Pedagógica e Escola Agrinho, que inclui educadores em exercício e equipe pedagógica. Serão premiados os primeiros cinco colocados de cada categoria e ano escolar. A fidelidade com o tema proposto para este ano é um dos critérios de avaliação.
O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, fala da última etapa da iniciativa que faz parte da proposta pedagógica. “Para este ano a temática tem como eixo a tecnologia, mas a metodologia permite que, as aulas práticas e teóricas planejadas pelos educadores, permeiem temas transversais como ética e sustentabilidade. Uma dinâmica que tem dado certo desde 2014, primeiro ano do Agrinho no estado”.
 
Inscrição
Para participar é simples. Basta preencher a ficha de inscrição disponível no site agrinhoms.com.br, enviar a documentação solicitada no regulamento para a sede do Senar/MS na Rua Marcino dos Santos, 401 - Bairro Cachoeira II – Campo Grande/MS. A instituição receberá o material dos candidatos até o dia 13 de setembro, em horário comercial das 07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.
Nos municípios, a iniciativa conta com o apoio dos Sindicatos Rurais e das prefeituras, além da parceria do Governo de Mato Grosso do Sul por intermédio da Secretaria Estadual de Educação.
Em 2018, a equipe organizadora do Concurso Agrinho encerrou analisou aproximadamente 2.460 trabalhos, o que resultou em 55 finalistas.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque