Skip directly to content

Agrinho transforma vida de professora e alunos em Guia Lopes da Laguna

11/10/2019 - 15:00
Transformando Vidas

“O Agrinho mudou a minha vida e a dos meus alunos também”. É assim que a professora Elyz Alcântara Santos, a Escola Estadual Salomé de Melo Rocha, de Guia Lopes da Laguna, descreve o programa do Senar/MS, que traz conhecimento sobre o setor rural, cuidados com o meio ambiente e responsabilidade social voltados aos alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino. Esse é o nosso caso de sucesso da série ‘Senar/MS Transformando Vidas’ dessa semana.

“Comecei a usar a metodologia do programa na sala de aula. Eu via o resultado nos alunos, que antes eram desmotivados. Eles começaram a participar, começaram a se interessar, então foi muito bom. Percebi que o Agrinho me ajudou muito como uma ferramenta de trabalho, de motivação para os alunos que têm dificuldade em aprender”, comentou.

O programa, conforme a professora, mudou a forma de trabalhar e atuar com os alunos. “Na minha vida profissional vi no programa Agrinho uma melhora na aprendizagem. E quem é professor sabe que o dia a dia de uma sala de aula não é fácil. Nós temos que ensinar da melhor maneira possível. O resultado que eu vejo é nas notas. Os meses que trabalho com o Agrinho de uma forma mais intensiva, são os meses que as crianças melhoram o desempenho, a produção escrita, oralidade, frequência. Porque eles gostam”, detalhou.

Considerado o programa de maior responsabilidade social da instituição, Elyz compara o Agrinho com uma semente do bem plantada nas crianças. “Com certeza é uma sementinha do bem. Porque quando as crianças avançam o ano escolar, cada vez que elas te olham, elas lembram do Agrinho. O Senar/MS oferece uma estrutura pedagógica do programa. Primeiro tem o site que auxilia o trabalho do professor, os instrutores e o material didático com as cartilhas. Eles gostam de trabalhar os assuntos. E a partir daquele livro a gente cria”, completou.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e sobre as transformações na sociedade.

Quer saber mais sobre a editoria Mercado Agropecuário? Acesse aqui!

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu