03Mar
2017

Com novidades, Agrinho MS 2017 será lançado em 08 de março

O tema ainda é surpresa, mas as ações do Agrinho 2017 em Mato Grosso do Sul já deram início

O maior programa de responsabilidade social do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural será lançado oficialmente no dia 08 de março, data especial, já que também é celebrado o Dia Internacional da Mulher. O evento acontecerá na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, a partir das 14 horas e contará com a presença dos prefeitos que aderiram a iniciativa, diretores das escolas participantes, além de lideranças de todo o estado.

“Estamos no quarto ano da iniciativa no estado e é visível que o programa otimizou a conexão campo-cidade, despertando a consciência sustentável de diferentes formas em cada estudante. O que vemos é uma realidade transformada, um novo olhar desses jovens para o rural, o que nos faz acreditar em um futuro melhor”, enfatiza o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

Ainda na fase inicial, secretários municipais de educação e diretores já receberam as primeiras orientações metodológicas sobre o projeto. A partir do momento em que for lançado, os instrutores percorrerão os 54 municípios capacitando cerca de 8 mil educadores que são os responsáveis por levar o conteúdo aos mais de 184 mil estudantes.

“Já adiantamos que o tema para este ano tem relação direta com saúde e qualidade de vida. A amplitude dos assuntos permite que professores e alunos desenvolvam uma série de atividades teóricas e práticas que estimulam a criatividade, dentro e fora da sala de aula. Este ano as escolas receberão acompanhamento pedagógico com visitas constantes de profissionais, a iniciativa conduzirá os trabalhos durante o ano”, explica a diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, que também é coordenadora pedagógica do Senar/MS, Terezinha Cândido.

O foco do programa é desenvolver os Temas Transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais, com foco na sustentabilidade, valores e conexão campo cidade.

A iniciativa do Sistema Famasul e Senar/MS conta com a parceria do Governo do Estado por meio das Secretarias de Estado de Educação SED, SEMADE – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, SEPAF – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e da FCMS – Fundação de Cultura, além das prefeituras por intermédio das secretarias municipais de educação.

Serviço – A cerimônia de lançamento do Agrinho 2017 será realizada na quarta-feira (08), às 14h, na sede do Sistema Famasul, Rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Ellen Albuquerque