Livro 1 – Complexidade: redes e conexões do ser sustentável.

Apresenta reflexões teórico-práticas e orientações gerais referentes a todos os temas do Programa em 41 artigos elaborados  por 51 autores.

Livro 2 – Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento.

Contempla algumas técnicas e propostas metodológicas inovadoras em 19 artigos elaborados por autores.

member-image

Agrinho

O personagem Agrinho é um pré-adolescente, cheio de curiosidade, esportista e muito bem relacionado entre seus colegas da escola. Ele é muito sensível às questões sociais e ambientais e está sempre envolvido nas soluções dos problemas da comunidade em que vive. Agrinho, porém, não parou no tempo e cresceu junto com seus colegas de escola, começando a lidar com outros problemas, tais como: trabalho e consumo, alcoolismo, e a sexualidade na adolescência.
member-image

José e Dona Ana

Além do personagem adolescente Agrinho, sua família é composta por seus pais e dois irmãos. Os pais José e Dona Ana são pequenos agricultores do interior do Paraná. Seu pai é muito preocupado com as questões ambientais e procura na tecnologia a solução para aumentar sua produtividade sem causar danos à natureza, Dona Ana ajuda no sítio e está sempre atenta às questões de higiene, saúde, alimentação e educação.
member-image

Aninha

A irmã Aninha, também adolescente, tem um perfil de pesquisadora, sempre conversa com suas professoras sobre as soluções dos problemas do dia a dia e gosta muito de ler e atuar nos projetos de sua escola.
member-image

Nando

Para completar a família, em 2017, a “família Agrinho” ganhou mais um integrante, Nando, o irmão mais novo que foi criado para manter o vínculo com as crianças menores, além de trabalhar a identidade do personagem com os adolescentes, visto que, o menino está em uma fase criativa e interessada por novos conhecimentos e as novidades que a vida apresenta.