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Concurso Agrinho

PREMIAÇÃO

Cada edição do concurso propõe um tema diferente. Os alunos participantes concorrem com trabalhos em diferentes categorias e segmentos, entre eles redação, desenho, experiência pedagógica e escolas.

A premiação ocorrerá em uma cerimônia que envolve a participação de estudantes, instituições de ensino, familiares, sindicatos rurais e lideranças públicas de cada município.

 

 


Categorias Desenho - 1º e 2º ano > Subtema >O abraço alimenta o afeto O subtema para essa categoria está voltado ao desenvolvimento da cognição, do cérebro, das emoções e das relações sociais, que são essenciais para estabelecer a capacidade de afeto emocional ao longo da vida.

 

Categoria Carta - 3º ano > Subtema > Unindo o campo e a cidade A conexão campo-cidade pode estar nas características de uma fábula que vai conectar as histórias de personagens envolvendo ‘pessoas da cidade’ e ‘animais’ das principais cadeias produtivas de MS (bovinos de corte e de leite; suínos, ovinos, peixes, frango, abelhas). Como seria se na fazenda os animais fossem humanos, e na cidade as pessoas fossem os animais? Qual seria o pensamento deles se suas vidas e rotinas fossem diferentes? O final dessa história, será a moral da fábula.

 

Categoria Poema - 4º ano > Subtema > O que nos alimenta, nos une. Essa categoria traz emoção e reflexão sobre a importância do alimento para sobrevivência física, mas também emocional. Se uma criança não se alimenta bem, pode ter baixo rendimento escolar e, consequentemente, baixo conhecimento.

 

Categoria Fábula - 5º ano > Subtema >Conhecimento alimenta a educação. As crianças nessa fase estão adquirindo importantes conhecimentos relacionados à leitura e à escrita que levam a relação dos alunos com o meio social.

 

Categoria Conto - 6º ano > Subtema > Trabalhar juntos é o que nos alimenta O subtema considera a estrutura do gênero que envolve uma narrativa curta com um momento de conflito/tensão. Pensando em um cenário em que 33,1 milhões* de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar, que tal se juntássemos pessoas, grupos, em prol de um trabalho com ações para alimentar o mundo? Com união, teríamos ótimas ideias e soluções. Isso possível? *Fonte: Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), 2022.

 

Categoria Narrativa de aventura - 7º ano > Subtema > A conscientização alimenta a cidadania. Pretende mostrar a importância de os alunos estarem conscientes das ações relacionadas ao alimento do dia a dia de cada cidadão. Nessa história de aventura ocorre um fato, uma situação inusitada, tendo como personagem principal um herói muito valente. O desafio é desenvolver uma narrativa divertida ou emocionante mostrando como uma sociedade consciente pode fomentar a cidadania.

 

Categoria Podcast - 8º ano > Subtema > O produtor alimenta o futuro. Um podcast de entrevistas com especialistas na área do agronegócio, ciência e pesquisa, que podem explicar a importância do produtor rural e o quanto o setor adota aplica inovações para alimentar o futuro de todo o planeta, uma vez que a demanda por comida só aumenta.

 

Categoria Reportagem- 9º ano > Subtema > O progresso alimenta o emprego. Uma reportagem da evolução alimentar mostrando o avanço dos empregos no agro. Como estão as novas profissões voltadas para setor? Como as tecnologias estão contribuindo? Quais as tendências de atuação no campo?

 

Experiência Pedagógica > Subtema > A tecnologia alimenta a sustentabilidade Este subtema pretende mostrar de que forma a tecnologia está contribuindo no processo de sustentabilidade da conexão campo-cidade. Pode também discutir sobre as cadeias produtivas e como as ações estão sendo realizadas pelas empresas para garantir a sustentabilidade em todas as etapas de produção.

 

Escola Agrinho > Subtema >Trazendo equilíbrio entre a ciência e a natureza A escolha do subtema deve tocar em alguns pontos para contribuição da gestão sustentável da comunidade escolar. Fazer um levantamento da atuação do papel da escola para a natureza local. Existem resultados positivos em termos econômicos, sociais e ambientais, nos quais a escola e a comunidade estão coordenadas em um equilíbrio entre a ciência e o meio ambiente?